10 dicas para você organizar uma mudança sem stress
Na última semana, uma amiga que está vivenciando uma situação de mudança de casa me pediu um help para se organizar, e é claro, me bateu aquela inspiração para escrever um post sobre o assunto, que já está na minha lista faz tempo. "De quebra os demais leitores podem se beneficiar também", pensei!
A primeira coisa que você precisa fazer se estiver próximo de enfrentar uma mudança, é PLANEJAR. Muitas horas serão gastas com o encaixotar dos objetos, dependendo do seu volume e quantidade, mas lembre-se que se esta etapa for bem feita, facilitará muito depois ao tirar os objetos das caixas e colocar tudo nos novos ambientes.
A primeira coisa que você precisa fazer se estiver próximo de enfrentar uma mudança, é PLANEJAR. Muitas horas serão gastas com o encaixotar dos objetos, dependendo do seu volume e quantidade, mas lembre-se que se esta etapa for bem feita, facilitará muito depois ao tirar os objetos das caixas e colocar tudo nos novos ambientes.
Faça uma lista de tudo o que precisa fazer, não confie somente na memória, principalmente num momento de transição como este! Vá riscando o que estiver ok, e mãos a obra!
Vamos conferir 10 dicas para você organizar uma mudança, que poderão lhe ajudar na elaboração da sua lista personalizada de tarefas:
1. Escolha a empresa que fará a mudança:
Faça no mínimo 3 orçamentos, verifique indicações e referências com seus contatos. Defina o dia para o transporte, e comece já a se antecipar com o que for possível!
2. Solicite o desligamento dos serviços de água, luz, gás, telefone, Internet e TV a Cabo.
Faça isso por volta de 3 semanas antes do dia da mudança e a instalação deles na nova residência. Mude a titularidade das contas de água e energia elétrica da casa antiga para a do novo morador, pois elas não serão mais responsabilidade sua.
3. Comunique seu novo endereço para seus contatos pessoais e profissionais:
Comunique por e-mail, SMS, ou telefone. Não esqueça das pessoas e empresas que lhe enviam correspondências, como: empresas de cartão de crédito, bancos, INSS, companhias de seguros, escolas, revistas, jornais, clientes, amigos e familiares.
4. Providencie os seguintes itens pra começar o trabalho:
Plástico bolha, jornais velhos, fita adesiva, canetinhas ou etiquetas coloridas, canetinha de ponta grossa e muitas caixas de papelão!
5. Avalie muito bem o que tem dentro de casa:
Se houver itens que não deseja mais manter, esta é a hora de desapegar: doe, descarte e jogue no lixo o que não serve mais. Especialmente papelada e revistas velhas do home office, roupas e acessórios não usados mais do guarda-roupa e potes e cacarecos entulhando os armários da cozinha, por exemplo. Ao descartar o que é inútil você já estará dando um passo importantíssimo na organização da mudança. Seja crítica com seus pertences, e faça um inventário de bens, isto pode ajudar na tarefa de destacar o supérfulo do essencial e necessário. Objetos não usados hoje, provavelmente continuarão sem uso na nova casa.
6. Limpe os eletrodomésticos e complementos:
Objetos decorativos, tapetes, cortinas, quadros, almofadas – isto poupará trabalho na nova casa, que receberá uma “roupa” limpa e cheirosa. Se você tem ar-condicionado em casa, agende com o profissional a desinstalação e limpeza dele.
7. Comece a encaixotar os objetos com antecedência:
Objetos decorativos, quadros, coleções de CDs, livros e revistas, coisas do depósito (ou despensa e garagem, se tiver), roupas e acessórios, sapatos, enxoval de cama, mesa e banho, objetos de cozinha e da área de serviço. Aqui entra o plástico bolha, para proteger objetos frágeis como quadros, louças, e tudo o que quebra fácil, que você também pode embrulhar com jornal. Deixe mais para os últimos dias, as coisas que ainda estiverem sendo usadas na cozinha e peças de uso constante como perfumaria e higiene. Se ainda tiver as caixas originais de computador e aparelhos eletroeletrônicos, isto também ajudará bastante para protegê-los melhor.
8. Identifique cada caixa com o ambiente a que pertencem os objetos:
Por exemplo: cozinha – louças (frágil), cozinha – panos de copa e panelas. Se quiser usar o recurso das cores, com etiquetas ou canetinhas coloridas, isto facilitará ainda mais! Assim ao chegarem na nova casa, cada caixa irá logo para o seu devido ambiente! Você poderá também especificar ainda mais e classificar as caixas por prioridades: nº 1 – de uso imediato, nº 2 – de uso contínuo e nº 3 = de uso eventual.
9. Arrume uma bolsa ou mala:
Para cada membro da família, com peças de roupas e itens de uso pessoal, somente o principal, para que fique de fácil acesso durante esses dias de transição.
10. Planeje bem as refeições:
Para que a despensa e geladeira “esvaziem” até o dia da mudança! Nesta fase não descuide de você: alimente-se, beba muita água, pois o trabalho será longo! Torne esse momento algo divertido, e não um stress desnecessário.
Ao chegar na nova residência, defina o lugar dos móveis e comece a abrir as caixas por ordem de prioridade. Não coloque tudo em qualquer lugar, aproveite esse clima de renovação, e comece a definir o lugar certo de cada coisa! Vá com calma, dedique-se a um cômodo por vez, e bom trabalho!
Uma Dica Preciosa:
Se você não dispõe de tempo, e sente arrepios só de pensar num monte de caixas espalhadas pela casa, converse com uma Personal Organizer que atue na sua cidade ou região, e peça ajuda e orientação dela!
Seguindo essas dicas sua mudança será um sucesso, tenho certeza!
❤
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